Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Notícia

Instrução Normativa Conjunta (IBAMA e ICMBIO) altera os processos administrativos federais na apuração de infrações ambientais

Veja o que muda ...

Nos últimos dias de janeiro de 2020, foi publicada a Instrução Normativa Conjunta nº 2/2020 que regulamenta o processo administrativo federal para apuração de infrações administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e disciplina a conciliação ambiental nos processos administrativos.

Referida Instrução Normativa vem acrescentar a conciliação ambiental mediante a realização de audiência nas unidades do Núcleo de Conciliação Ambiental (NUCAM) dependendo do valor da multa indicada no auto de infração, sendo no Distrito Federal para multas igual ou superiores a R$ 500 mil, e nos Estados para multas abaixo de R$ 500 mil.

A análise preliminar da autuação será realizada pela Equipe de Análise Preliminar – EAP do Núcleo de Conciliação Ambiental (NUCAM) que irá, dentre outras competências, convalidar de ofício o auto de infração que apresentar vício sanável ou declarar nulo o auto de infração que apresentar vício insanável.

A audiência de conciliação ambiental será agendada automaticamente para, no mínimo, 30 (trinta) dias após a lavratura do auto de infração e, a Unidade Administrativa responsável fará a intimação do infrator com antecedência mínima de 7 (sete) dias da data da audiência.

Importante esclarecer que, o autuado poderá renunciar ao direito de participar da audiência de conciliação ambiental, mediante declaração por escrito, que resultará no início da contagem do prazo para a apresentação de defesa administrativa contra o auto de infração.

A realização das conciliações ambientais independe da concordância total do autuado com as medidas administrativas cautelares e sanções não pecuniárias aplicadas, e implicará na desistência de impugnar judicial ou administrativamente a imposição da sanção pecuniária e de renúncia a quaisquer alegações de direito sobre as quais se fundamentariam as referidas impugnações.

A intenção de fomentar a conciliação ambiental é de estimular os órgãos ambientais federais para que tenham uma solução legal para o encerramento do processo administrativo, mediante desconto para pagamento de multas, parcelamento e conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.

Nossa equipe permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.

 

Renata Calheiros Zarelli

 

#direitoambiental #IBAMA #ICMBIO #processoadministrativofederal #DMM #conciliaçãoambiental